Universidade Católica do Porto - Centro de Avaliação de Competências

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio Integrado de Competências)

    O prestígio e reputação da Universidade garantem ao mercado que procura os seus recém-licenciados (ou recém-mestrados) um nível de competências técnicas elevado em consequência das metodologias de ensino utilizadas. Mas para garantir às empresas potenciais talentos, detecta-se facilmente em Portugal a necessidade de avaliar e desenvolver, de forma mais cirúrgica, aquelas que são as ferramentas concretas que distinguem os grandes profissionais, aqueles que conseguem ir ao encontro do que o desempenho bem sucedido das funções exige e dos actuais padrões competitivos do mercado: Essas ferramentas são as competências pessoais. Tendo em conta esta vontade de apresentar ao mercado recrutador um produto final “mais acabado”, o UCP-PIC, em conjunto com a Pro Unicenter, implementaram um projecto de avaliação de um conjunto de 6 competências pessoais consideradas como sendo competências transversais a variadas funções e também filtrantes para a identificação de talentos para as organizações.

    O desafio

    A Pro Unicenter, com base numa ferramenta de avaliação única – os AC-EXS, estruturou um Centro de Avaliação de Competências UCP-PIC. Com a duração de um dia (9h-16h), vários grupos de participantes enfrentaram uma bateria de exercícios de simulação para avaliar as suas competências tendo em conta as características do perfil desenhado. Após realizado todo o processo de avaliação, os avaliadores discutiram as competências em análise, elaboraram os relatórios de feedback (avaliação) e realizaram as respectivas sessões de feedback. 

    A solução

    Tendo em consideração o público-alvo destes centros de avaliação de competências foi decidido implementar um nível de exercícios exigente que possibilite antecipar a capacidade e o potencial de cada um dos participantes em desenvolver competências que serão importantes numa fase mais avançada da sua vida profissional. O nível de exercícios escolhido foi o “C”, um nível acima daquele que é normalmente utilizado para a avaliação de competências a recém-licenciados e que já pressupõe que os participantes têm alguma experiência profissional. Não será assim de estranhar que em alguns exercícios alguns participantes tenham estado a um nível mais discreto obtendo avaliações mais baixas. A estratégia utilizada neste centro pretendeu demonstrar ao participante qual (ou quais), das 6 competências pessoais consideradas fundamentais para o seu desempenho profissional no curto-médio prazo, deve ter mais atenção numa óptica de desenvolvimento. 

    Centro de avaliação de competências, prova de discussão em grupo, Assessment centre

    Exercício de Grupo – Discussão em grupo sem papel atribuído

    Este exercício em grupo exigiu que os participantes analisassem um conjunto de informação e chegassem a uma série de decisões em grupo. Os Participantes acederam todos à mesma informação para reverem e discutirem e trabalham juntos para chegar às recomendações. Os participantes tiveram 45 minutos para prepararem e discutirem a situação.

    Exercício Individual – Exercício de Análise (c/apresentação one-to-one)

    Este tipo de Exercício escrito requeria que o Participante analisasse, interpretasse e fizesse um relatório baseado num alargado conjunto de informação fornecida. Os participantes prepararam o relatório durante 80 minutos e efectuaram uma apresentação oral das suas decisões em 10 minutos.

    Exercício Individual - Tarefas pendentes (InBasket)

    Os exercícios de tarefas pendentes (ou inBasket) foram desenhados para submeter os participantes a uma situação imprevista com um avolumado conjunto de informação que necessita de ser priorizada e tratada adequadamente. Os participantes tiveram 90 minutos para analisar e organizar a informação.

    Os resultados

    Foram avaliados 96 alunos de mestrado (até Maio de 2011). Das avaliações efectuadas resultaram grandes discrepâncias, com avaliados a demonstrarem níveis elevados de competências, posicionando-os num patamar de potencial e excelência que os apresenta como talentos em bruto para qualquer organização, avaliados a demonstrarem ter de desenvolver uma ou duas competências para poderem aproximar-se desse nível e alguns avaliados a distarem muito dos resultados médios, demonstrando uma falta de clarividência em relação a algumas competências que servirá de alerta para o seu desenvolvimento futuro já que serão inibidoras de desempenhos profissionais de alto nível. Foi possível ainda à UCP-PIC fazer uma distinção entre aqueles alunos que transitaram dos cursos de licenciatura (1º ciclo) da própria Universidade e aqueles que são oriundos de outras Universidades que não tiveram acesso a planos de desenvolvimento de competências e têm avaliações clivadas muito negativamente relativamente aos primeiros.

    AUCP-PIC decidiu implementar esta metodologia na base do seu trabalho junto destes alunos de forma a reforçar a qualidade e adaptabilidade dos mesmos às necessidades e exigências do mercado, valorizando com grande objectividade o activo final produzido pela Universidade.

    Sobre o PIC-UCP

    O contexto europeu do ensino superior tem sido marcado por um conjunto de acordos e recomendações que colocam uma série de desafios e mudanças às Instituições de Ensino Superior (IES). Bolonha (1999) impulsionou a cooperação europeia entre as IES e a partilha de um conjunto de pressupostos desencadeadores de uma reestruturação curricular que assegurasse, entre outros, um maior enfoque nos resultados da aprendizagem enquanto capacidade de agir. Neste sentido, as IES têm um papel crucial no plano da inovação e da qualificação dos RH, constituindo-se como agentes de mudança.

    Ciente desta responsabilidade, a Faculdade de Economia e Gestão (FEG) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) iniciou um processo inovador de mudança, apoiado no modelo de promoção de competências transversais numa perspectiva de aproximação às empresas. Deste modo, a FEG-UCP pretende apostar na formação dos futuros profissionais, preparando-os para os desafios colocados pela sociedade.

     O PIC (Portfólio Individual de Competências) surge, assim, como uma resposta inovadora da FEG aos desafios colocados pelos novos paradigmas de aprendizagem que consagram processos de desenvolvimento assentes na proactividade, autonomia e criatividade dos estudantes.

    Em termos institucionais, este projecto de intervenção enquadra-se na preocupação da FEG com a eficácia e modernização do ensino superior, conducentes a um desejável patamar de excelência, marcado por perfis competitivos de referência nacional e internacional, mas tem também em conta as recomendações de desenvolvimento de metodologias e meios de apoio que aprofundem a integração e o sucesso educativo de uma população universitária cada vez mais heterogénea.

    Sobre a Pro Unicenter

    A intervenção da Pro Unicenter divide-se em duas áreas, cada uma delas munida de metodologias, meios técnicos e materiais de excelência e de equipas altamente experimentadas e especializadas: Training e Development.

    A área de Formação assenta na experiência de 20 anos do grupo na área de formação a particulares e empresas, com destaque para a formação em TI, Inglês e Espanhol, designadamente orientadas às necessidades da empresas e dos seus profissionais.

    A área de Desenvolvimento assenta em metodologias globais via representações exclusivas em Portugal:

    1. Dos Britânicos da A&DC que nos equipam com as melhores metodologias para trabalhar Competências pessoais, designadamente através da aplicação de Centros de Avaliação e Centros de Desenvolvimento;
    2. Da Norte-Americana The Brooks Group onde assentamos a nossa abordagem metodológica para Seleccionar, Construir, Desenvolver e Monitorizar Equipas Comerciais de Alto Rendimento com base na metodologia IMPACT Selling.

     

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio...