Formação de Formadores

    Objectivos

    Este curso tem como objectivo fornecer aos formandos as capacidades adequadas para exercerem a actividade de formadores nas respectivas áreas profissionais. Os formandos no final do curso deverão ser capazes de (1) situar o papel do formador no sistema onde se desenvolve a sua actividade e definir o respectivo perfil de competências desejável, (2) preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela selecção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados, (3) auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.

    Destinatários

    Este curso tem como destinatários todos aqueles que pretendam adquirir o CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica). Recém-licenciados ou com frequência do ensino médio/superior, com vontade e interesse em se iniciarem na área de formação.

    Nº de horas: 98h

    Módulos e carga horária:

    • Simulação pedagógica inicial – 12 horas
    • O formador e o contexto em que se desenvolve a formação -9 horas
    • Teorias, factores e processos de aprendizagem - 9 horas
    • Relação pedagógica, animação de grupos de formação e gestão de percursos diferenciados de aprendizagem – 12 horas
    • Métodos e Técnicas Pedagógicas – 9 horas
    • Definição e estruturação de objectivos de formação – 9 horas
    • Avaliação da aprendizagem – 12 horas
    • Avaliação da Formação – 3 horas
    • Os recursos Didácticos na formação e as novas tecnologias de informação e comunicação – 12 horas
    • Planificação da formação – 6 horas
    • Simulações pedagógicas finais – 17 horas

    Habilitações académicas (requisito obrigatório): 12º Ano (completo)

    Inscrições Abertas, consulte o site oficial da Formação de Formadores

     

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio...