Cursos de Gestão por Competências do Capital Humano

    A Certificação da Pro Unicenter para a Gestão de Centros de Avaliação de Competências (Assessment Centre) inclui 6 cursos de formação.

    Desenho e Gestão de Centros de Avaliação de Competências (obrigatório para certificação);

    Competências de Avaliador (obrigatório para certificação);

    Competências de Feedback (obrigatório para certificação);

    Desenho de Competências (obrigatório para certificação);

    Entrevistas Baseadas em Competências.

    • Administração de Centros de Avaliação de Competências;

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    Inscrição Curso Gestão por Competências

    Os principais objectivos encontram-se descritos de seguida.

    Desenho e Gestão de Centros de Avaliação de Competências:

    • Descrever os diferentes passos e componentes de um Centro de Avaliação ou Desenvolvimento bem sucedido
    • Seleccionar os exercícios apropriados e criar uma Matriz de Exercícios de Competências
    • Elaborar uma timetable do Centro, para Participantes, Avaliadores e Pessoas que desempenham papéis
    • Elaborar um exercício de Centro de Avaliação
    • Identificar os recursos necessários para dirigir um Centro eficiente 
    • Elaborar Formações para Avaliadores e fornecer apoio a Avaliadores no Centro, de forma a garantir o rigor e a consistência das suas avaliações
    • Dirigir uma sessão de integração de informação e resolver questões típicas que possam suscitar-se
    • Elaborar recomendações de melhoria como forma de abordar assuntos como Períodos Experimentais, Teste, Diversidade e Validação

    Competências de Avaliador:

    • Explicar princípios-chave dos Centros de Avaliação e Desenvolvimento;
    • Descrever os aspectos mais marcantes de uma competência e reconhecer, com propriedade, indicadores comportamentais positivos e negativos;
    • Identificar diferentes tipos de exercícios dos Centros de Avaliação e Desenvolvimento, bem como as competências geralmente avaliadas por cada um deles;
    • Demonstrar competências na conclusão do Processo de Avaliação de Comportamentos com uma diversidade de exercícios;
    • Preparar e apresentar dados de Participantes, de forma rigorosa e em termos comportamentais, com base em exemplos relevantes, nas sessões de Wash-up.
    • Redigir um relatório de Participante, no qual constem os pontos fortes e necessidades de desenvolvimento, bem como competências individuais e tipos de exercícios
    • Preparar e dirigir uma sessão de feedback directo com um grau de dificuldade médio

    Competências de Feedback:

    • Descrever diferentes tipos de feedback
    • Demonstrar capacidades essenciais na transmissão de feedback
    • Preparar e liderar uma sessão de feedback
    • Permitir que um destinatário construa um plano de desenvolvimento
    • Reconhecer pontos de resistência ao feedback e descrever estratégias para ultrapassá-los
    • Transmitir feedback que se possa revelar difícil ou polémico, mantendo o empenho do destinatário

    Desenho de Competências:

    • Descrever o que deve ser uma competência
    • Explicar de que modo as competências se relacionam com o desempenho
    • Descrever diferentes técnicas da análise de uma função
    • Conduzir análises de função para identificar comportamentos-chave para um desempenho eficiente
    • Elaborar competências autónomas baseadas em comportamentos-chave
    • Delinear o processo usado para desenvolver um modelo de competência
    • Decidir que competências deverão ser avaliadas num centro de avaliação e desenvolvimento

     

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio...